Nossas Propostas


A ONG CRECHE COMUNITÁRIA PROFESSORA HELENITA GOMES PEREIRA DE ASSIS, nasce com a proposta de inseri as crianças da comunidade da Nova Constituinte, Periperi e adjacencias, pois percebe-se que são crianças alijada de qualquer conhecimento e carente também de proteção como vigora o Estatuto da Criança e Adolescente na Lei 9394/96, 11.274/06, Estatuto da Criança e do Adolescente, Resoluções do CME 002/98,03/99 e 06/99, Diretrizes Nacionais para a Educação Infantil para o Ensino Fundamental de Nove Anos, Diretrizes Municipais para a Inclusão da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana com a Lei 10639/03.
  • Proposta Curricular

    A proposta curricular está diretamente relacionada aos presupostos teóricos estabelecidos pela instituição, relacionados aos objetivos, conteúdos e avaliação, por seguimento e área de conhecimento adotada. A avaliação processual serve para possibilitar e acompanhar o pleno desenvolvimento do educador
  • Fundamentação Teórica ( Justificativa )

    Todo cidadão tem direito a educação e cultura com base na lei vigente 9394/96, 11.274/06 encontrada no estatuto da criança e do adolescente Resolução do CME 002/98, 03/99. Os cientistas sociais assinalam que a raiz da miséria e da violência, existente na sociedade brasileira,
    Tem sua origem na falta de oportunidade e de expectativa dos jovens e adultos por dias melhores.
A Creche Escola Helenita Assis visando melhor atender a comunidade, não deixando a parte interliga escola e família, pois dentro deste contexto a família tem que estar literalmente comprometida com o processo educacional de seus filhos. No entanto a Creche Escola Helenita Assis entende que é através da família e de todo vinculo efetivo que nossos filhos se tornam cidadãos de bem. Com isso buscamos ampliar nossos cursos visando continuarmos fornecendo os fundamentos básicos, para o desenvolvimento sócio educativo das crianças da comunidade. O processo de geração do conhecimento, a transição do indivíduo que precisa ampliar seus conhecimentos e ter acesso a cidadania.

Já é sabido que o social foi e continua sendo o ponto crucial na evolução da creche. Para o teórico em educação Decroly “A necessidade de gerar o interesse do verdadeiro mover em direção da criança na aprendizagem do desenvolvimento intelectual”.

É necessário ensinar de maneira diferenciada, de acordo com o potencial de cada indivíduo. O aprendizado é feito através de troca de experiência tanto do descente como do docente. “Esta interação pode ser feita nas rodas de conversas e diálogos informais dentro do conteúdo da aula que está sendo ministrada.”

Precisamos educar, estimulando o desenvolvimento das funções mais importante, tais como pensar antes de agir, expor suas idéias, ter um espírito empreendedor, de forma que eles tenham prazer em realizar as atividades. Esta é a meta educacional de nós educadores da Creche Helenita Pereira de Assis para com as nossas crianças trazendo assim uma educação libertadora, que facilita o desenvolvimento do raciocínio lógico, direcionando o censo crítico e a autonomia do indivíduo.